Ads 468x60px

.

domingo, 21 de maio de 2017

O DIA DO ATENTADO



O DIA DO ATENTADO
DIREÇÃO: Peter Berg
ELENCO: Mark Wahlberg, Kevin Bacon, J. K. Simmons e Michelle Monaghan


No ano de 2013, o mundo se choca com o ataque terrorista na Maratona de Boston, nos Estados Unidos. Diante disso, um grupo de oficiais se une com o propósito de encontrar os responsáveis ela tragédia a qualquer custo, e aliados aos relatos dos sobreviventes, iniciam uma caça que acaba por mobilizar toda a cidade.


O Dia do Atentado é uma produção que consegue ser chamativa devido ao tema abordado, que é recente e que desperta a curiosidade; além do gênero de ação, que é bastante rentável, apesar de certos pesares, que sempre tentamos entender como eles conseguem ter saldo positivo. O curioso é que tal produção não estava sendo tão comentada mundo afora, o que levantava dúvidas sobre a sua qualidade, mas feliz daqueles que se dispuseram a prestigiá-la, pois se depararam com um dos melhores filmes de 2017, até o presente momento.

De maneira fragmentada, todos os personagens envolvidos na trama são apresentados, deixando no ar uma dúvida sobre qual será a participação deles. Responder esses questionamentos logo de cara seria inútil, e isso o filme faz, pois segue seu rumo direto à famosa maratona, que verdadeiramente mobiliza uma cidade, notoriamente apaixonada por esportes - vide as tomadas aéreas que o filme exibe da cidade de Boston, que acaba por mostrar um estádio lotado num jogo de beisebol. Curiosamente, trata-se de esportes sem popularidade no Brasil. Voltando sua projeção à linha de chegada, com um povo vibrando ao extremo, O Dia do Atentado passa a ser enigmático e deixa o espectador nervoso, pois sabemos que a qualquer momento bombas irão estourar (literal e figuradamente falando), e no momento que tal ato é executado, todos (dentro e fora da telona) são pegos de surpresa, provocando perfeitamente o clímax que um filme desse estilo exige.

Dirigido por Peter Berg, que também foi responsável por O Sobrevivente e Horizonte Profundo – Resgate no Golfo (que recebeu surpreendeu 2 indicações ao Oscar 2017), a produção aqui avaliada sabe dosar todos os ótimos níveis de adrenalina, que são uma marca registrada do diretor, e que neste filme sabe manter uma linha forte de cenas de ação, que não permite que o filme perca seu propósito maior.

Interessante que a mescla de personagens independentes uns aos outros, chega a deixar a dúvida se realmente havia necessidade de todos eles estarem na trama, e se possíveis exclusões trariam grandes prejuízos ao roteiro (escrito pelo diretor, em parceria com Matt Cook, Joshua Zetumer, Paul Tamasy e Eric Johnson), mas é aí que O Dia do Atentado consegue ter contornos eficazes, mostrando que tudo que o filme exibira era fundamental para o bom andamento da obra.

Focalizando os autores do atentado, o roteiro não se censura em exibir as mais sombrias personalidades e assusta ao mostrar os planos maiores que eles tinham. Talvez num objetivo um tanto quanto direitista de Peter Berg, o filme enfatiza a competência do serviço de inteligência em conhecer cada metro quadrado de Boston e identificar de maneira ágil todos os suspeitos; ao mesmo tempo, a obra exibe a força policial (força essa que é humana ao mesmo tempo), que não poupou esforços e foi até o limite para conseguir capturar os terroristas. A tomada aérea que exibe a metrópole americana vazia é uma porrada que nos faz sentir o que é um lugar que vive sob a ameaça desse tipo de criminalidade, mas ao mesmo tempo O Dia do Atentado confirma que o apoio que aquela população dava à sua polícia, estava bem acima que uma ovação no momento da captura.

Forte, sem perder o fôlego e retratando com agilidade, fortes efeitos e emoção o drama vivido em 2013, e com participações dos personagens reais no derradeiro momento da obra, O Dia do Atentado é uma sublime versão de um trágico acontecido, que não desperdiça nenhum dos elementos que estão contidos num atentado terrorista e em momentos posteriores, ratificando um poderio do diretor Peter Berg em filmes de ação, que nos permite ter uma confiança maior nele daqui por diante.



0 comentários: